O que é uma alimentação saudável...


Todas as vitaminas encontradas em alimentos de origem animal podem ser encontradas e substituídas por fontes derivadas de vegetais. Exemplo do Tofu para substituir a carne, ambos contém proteínas em quantidades suficientes. Algas e vegetais como Kombi e Kale podem substituir o leite, ambos possuem cálcio. Contudo, alimentos de origem vegetal não contém Menaquinona (Vitamina K2) que é a substância responsável para dar o direcionamento  certo para o cálcio no organismo. Sendo assim, o cálcio proveniente dos alimentos de origem vegetal podem não ir pra os ossos e dentes, mas para as artérias, o que pode causar problemas cardiovasculares. Algumas substâncias e vitaminas  essenciais à saúde humana só são encontradas em alimentos de origem animal, a saber; A Vitamina A que também pode ser encontrada em alimentos de origem vegetal que contenham Betacaroteno convertido em Vitamina A pelo organismo, apesar de que muitas pessoas possuem problemas genéticos na conversão. A Vitamina B12 é encontrada em qualquer alimento de origem animal seja ele porco, vaca, galinha, leite ou queijo. A Vitamina D é produzida naturalmente pelo corpo através da exposição ao sol mas também é encontrada em peixes, crustáceos, ovos e leite. A Vitamina K2 é encontrada em qualquer alimento de origem animal. Ômega 3,DHD e EPA são ácidos encontrados em peixes e frutos do mar. Também encontrado em sementes de Linhaça e Chia e algumas algas mas cuja concentração não se dá de maneira satisfatória no organismo humano. Além de ser uma fonte mais completa  de nutrientes necessários ao organismo humano, os alimentos de origem animal possuem maior biodisponibilidade dos mesmos, uma vez que os alimentos de origem vegetal possuem substâncias de auto-defesa da planta diante da sua incapacidade de fugir de seus predadores como o Ácido Fítico e a Lecitina. O animal humano é onívoro, ainda que algumas civilizações possuem alimentação estritamente animal como os povos Massai e Inuítes. Uma dieta saudável é aquela formada por todos os nutrientes essenciais. Aqueles que se intitulam vegetarianos ou veganos fazem maior número de refeições e como o vegetal é pobre em nutrientes, carecem de suplementação alimentar. Se a espécie humana tivesse evoluída para se alimentar exclusivamente de ervas, seu organismo estaria dotado de rumem com digestão microbiana.  
Alguns ruminantes chefs de cosinha vão para a frente da câmara de TV anunciar seus pratos como alimentos saudáveis se referindo aos vegetais como se a carne, o leite os ovos e o queijo não fossem. Ora!!..Ora!!.. Todos os alimentos são saudáveis e todos os alimentos são maléficos. Depende da doença do consumidor. Dizer que os alimentos de origem animal faz mal para a saúde sem citar para qual mal, é um embuste. Não ganha o suficiente para degustar um bife kobe e enaltece um chucruts. Assim como dizer que o açúcar faz bem. Qualquer alimento, que seja de origem animal ou vegetal, consumido em excesso faz mal para a saúde do indivíduo.  A carne faz tanto mal para quem tem colesterol alto quanto o açúcar faz para o diabético. Dizer que só os alimentos de origem vegetal são saudáveis é o mesmo que afirmar que creolina é o melhor desinfetante.

Comentários

A foto que ilustra o texto é só uma picardia. Felinos não são ruminantes, portanto chicórias não fazem parte do seu cardápio.

Postagens mais visitadas deste blog

Dicotomia

O prêmio por seguir

O Novo Testamento forjou um Messias.